Ilha de Toque Toque Jazz Festival

Em 2011, Barraventoartes e Ilha de Toque Toque Boutique Hotel uniram suas forças para a realização do inovador Ilha de Toque Toque Jazz Festival. Nos finais de semana de junho, subiram ao palco artistas importantes da cena do jazz contemporâneo como Elizabeth Woolley, Lanny Gordin, Yaniel Matos e Fabiano de Castro.

A escolha dos artistas foi feita de comum acordo entre os amigos e organizadores, Glauber Amaral e Edson Pavão, dono do hotel Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, local onde os shows aconteceram. Atrações de destaque no mercado de jazz nacional foram convidadas a participar do festival com curadoria de Glauber.

Antes das apresentações, o jantar era acompanhado por excelentes vinhos. O cenário inspirador do litoral norte de São Paulo e as baixas temperaturas típicas do período faziam com que o clima fosse agradável. “Era como um festival de inverno bem intimista”, conta Glauber.

O sucesso de público impulsionou uma nova edição do festival no ano seguinte com o trio Hammond Grooves com participação especial do norte-americano Brad Berende e Izzy Gordon que fez sua apresentação com o trombonista Bocato. A abertura do festival, que aconteceu no Teatro Municipal de São Sebastião, ficou por conta da australiana Jazz MacFarlane.

Além de ter sido uma experiência prazerosa e única, a iniciativa do festival foi importante, pois possibilitou a contratação pela Barraventoartes da cantora americana Cassandra Wilson e do pianista cubano Harold López-Nussa para o festival Jazz na Fábrica do Sesc Pompéia nos anos seguintes.