Mulheres na MPB

A música brasileira é repleta por mulheres fortes e engajadas, muito atentas às questões raciais, sociais e de gênero.

A vida de Elza Soares é marcada por lutas para ser respeitada dentro da música e da sociedade dos anos 50 por ser mulher, negra vinda da periferia. A cantora, que é um ícone da MPB, soube se reinventar ao lançar no final de 2015 o seu primeiro álbum de inéditas, “A Mulher do Fim do Mundo”, com letras ligadas ao feminismo, violência sexual e dependência de drogas que causaram grande repercussão.

Considerada a rainha do axé, Daniela Mercury fortaleceu a discussão sobre homossexualidade quando assumiu seu relacionamento em 2013.

Alcione saiu de São Luís rumo ao Rio de Janeiro, onde em pouco tempo conquistou espaço no samba, tornando-se um dos nomes femininos mais expressivos do gênero, majoritariamente marcado pela presença masculina, ao lado de Dona Ivone Lara e Beth Carvalho.

A Barraventoartes tem enorme respeito, admiração e prazer em trabalhar com mulheres incríveis como essas e aproveita para desejar a todas um excelente dia que deve ser de reconhecimento, mas principalmente de empoderamento e luta.